Estava sumido: Instalação de Porto Seco em Taquaritinga é debatido com Geraldo Alckmin

Compartilhe esta notícia:

Prefeito esteve em reunião com o vice-presidente da República em São Paulo.

Para quem achava que a instalação de um Porto Seco em Taquaritinga estava totalmente descartada, principalmente após a derrota do ex-presidente Jair Messias Bolsonaro, e de alguns deputados aliados do prefeito Vanderlei Mársico, como é o caso do Ricardo Izar Filho, estava completamente enganado.

Isso porque, o sonho de certa forma utópico de Mársico tirar essa ideia do papel não foi esquecida pelo alcaide. No último sábado o atual chefe do Executivo esteve na capital paulista em reunião com o agora vice-presidente da República, Geraldo Alckmin.

Ele que já foi governador do estado de São Paulo por quatro oportunidades esteve na capital paulista para conversar com prefeito e escutar suas demandas.

O fato é que mesmo após espezinhar o vice-presidente durante o pleito eleitoral e tecer críticas das mais acidas a “dobradinha” Lula/Alckmin, Vanderlei deve que deixar suas paixões políticas de lado e com o chapéu na não pleitear recursos para o município.

No encontro foram tratados diversos temas, como o prolongamento do Jardim Ribeirãozinho, a Creche do Jardim Maria Luiza, que está parada a anos e para surpresa de todos, o tão falado Porto Seco.

Alckmin com todo o seu traquejo político relembrou Mársico, dos diversos pontos em que quando Governador destinou recursos para o Município, em especial o Ambulatório Médico de Especialidades – AME.

Ainda durante a conversa, Geraldo, afirmou que destinou um de seus assessores para que se dedique junto ao prefeito no encontro de qual ajuda poder ser dada na esfera federal.

Para quem não se lembra, o porto seco é uma infraestrutura de logística de armazenamento, transbordo, movimentação e despacho de mercadorias para importação e exportação. É uma área alfandegada, localizada no interior do país, distante dos portos marítimos e aeroportos, que permite a realização de atividades alfandegárias e aduaneiras em áreas de fronteira ou longe dos grandes centros urbanos.

A função de um porto seco é reduzir os custos logísticos, diminuir os prazos de entrega, desafogar o tráfego nos portos marítimos e aeroportos, bem como melhorar a eficiência e a competitividade das empresas importadoras e exportadoras. As mercadorias chegam aos portos secos por meio de transporte rodoviário, ferroviário ou aquaviário e passam por processos de nacionalização, desova, acompanhamento, processamento, separação, consolidação e expedição.

Os portos secos são importantes para a economia de um país, pois facilitam o comércio exterior, a geração de empregos e o aumento das exportações e exportações. No Brasil, existem vários portos secos atribuídos pelo território nacional, que estão sob a administração da Receita Federal do Brasil e de empresas privadas autorizadas.

No entanto é bom lembrar que o município de Araraquara, que tem em sua administração um político do PT, também já fez esse tipo de pedido em anos anteriores ao Governo Federal.

Compartilhe esta notícia: